“A Guerra Paulista”! Entenda, de forma definitiva, o que foi o ‘9 de Julho’

Todos nós comemoramos quando existe um feriado a vista, não é mesmo? Um belo exemplo é o feriado de 09 de Julho. Mas você conhece o motivo? Não seremos chatos didáticos, mas faremos você entender tudo, com algumas curiosidades!

Primeiramente, você sabe por que se chama “Revolução Constitucionalista”?

Bom, como você deve saber, só é feriado para o estado de São Paulo, pois a data foi confirmada como feriado em 1997, para lembrarmos justamente de um dos principais episódios da história do estado.

revolucao_32_maior

“A Guerra Paulista”

O povo paulista se mostrou guerreiro em 1932, quando combateu o governo federal como um levante armado. O motivo? Segura essa: eles queriam a destituição do governo provisório de Getúlio Vargas, que dois anos antes assumira o poder no país, fechando o Congresso Nacional e abolindo a Constituição.

“Deu ruim”

Pois é, deu muito ruim. A militância paulista perdeu a “guerra”. Motivos? Eles eram inferiores numericamente, se comparado ao exército brasileiro, e também não eram tão organizados.

guerra

“A elite que manda!”

Infelizmente, esse era o pensamento de muitos em 32 (até hoje, se levarmos em conta a sociedade em que vivemos). Os nobres reforçaram o discurso para a grande massa, sempre falando de união e coisas que conhecemos atualmente.

“Feriado? Por quê?”

O feriado é totalmente voltado para prestarmos homenagem ao soldado constitucionalista que lutou pela queda da ditadura de Vargas.

blanco-negro-aplausosgif-movie

Curiosidade para estudantes:

Poucas pessoas falam isso, mas os livros didáticos são um tanto controversos quando tratam esse tema. Há um enorme número de livros e artigos que discutem o assunto, e a memória da “Guerra Paulista” continua em disputa pelos mais diversos grupos.

Redação Metropolitana

Redação Metropolitana

Redação em METROPOLITANA FM
Somos a Metropolitana com muito Yes pra você! 98.5 FM
Redação Metropolitana

Deixe seu comentário

NOVIDADES