11 curiosidades sobre o que acontece quando você sonha

Hoje você vai descobrir algumas curiosidades e fatos interessantes sobre o que acontece quando você sonha.

Isso mesmo, porque, como já vimos, o cérebro nunca para de funcionar, mesmo durante nosso relaxamento noturno. No caso dos sonhos, aliás, tudo o que sentimos, vemos e vivemos, é proporcionado por nosso cérebro, que está em pleno funcionamento e essa é uma das mais mais interessantes sobre o que acontece quando você sonha.

Mesmo assim, os sonhos podem ter significados diferentes para cada pessoa. Há em diga, por exemplo, que quase tudo sobre o que acontece quando você sonha tem explicações sobrenaturais, já que crêem que o espírito vaga à noite e vive as experiências com as quais pensamos sonhar.

Outros, aliás, acreditam que os sonhos se tratam de mensagens e traduções sobre o momento da vida de cada um ou, mesmo, de um alerta para o futuro. E então, há quem realmente acredita que tudo o que acontece quando você dorme pode ter um significado decisivo.

Por outro lado, há quem simplesmente durma e descanse, sem se preocupar com o que acontece quando você sonha, ou mesmo sem sequer recordar de um só sonho que teve ao longo da noite.

Interessante a diversidade, não é? Nós também achamos. Mas existem algumas coisas que são científicas que acontecem sempre durante esse estado de torpor, independente da crença pessoal de cada um. Quer descobrir isso?

Então confira, abaixo, algumas curiosidades sobre o que acontece quando você sonha:

 

1. Em média, as pessoas gastam 6 anos da vida sonhando

1

Esse é o resultado médio que chegaríamos se somássemos todas os minutos em que sonhamos ao longo de toda nossa vida, segundo os cientistas.

2. Todo ser humano sonha

2

Embora nem sempre a gente se lembre do que sonhou na noite anterior, o sonho aconteceu. Conforme a Ciência, não existe um só ser humano que não sonhe à noite, enquanto dorme. Mas, lembrar desses sonhos é um pouco mais difícil, já que esquecemos a maioria de nossos sonhos nos primeiros 5 minutos em que a gente desperta. Já, se for um sonho ruim e, assim, mais impressionante, fica mais fácil nos recordar.

3. Os sonhos vão melhorando progressivamente

3

Conforme o núcleo de Psicologia da Rush University Medical Center, os sonhos costumam ficar melhores e mais positivos ao longo da noite, enquanto a pessoa segue dormindo. Por isso, uma boa noite de sono, com horas suficientes, são tão importantes para nossa mente.

Estudos mostram, inclusive, que quando você sonha bem as chances de seu humor melhorar são gigantes. Por outro lado, pessoas que dormem mal e estão mais estressadas têm maior probabilidade de terem sonhos ruins e de acordarem com sentimentos negativos.

4. Para lembrar dos sonhos…

4

Quem acorda logo depois do sono REM, fase em que os sonhos costumam acontecer, têm maiores chances de lembrar do que estava sonhando que as pessoas que dormem tranquilamente, até o amanhecer. Além disso, o consumo de remédios e álcool também costuma atrapalhar a recordar do que aconteceu nos sonhos.

5. Cegos sonham

5

Como já dissemos no início, todo ser humano sonha. Os cegos, obviamente, não seriam uma exceção. Só que deficientes visuais têm tipos diferentes de sonhos, onde experimentar sensações como cheiros, sons, detalhes táteis e assim por diante, ao invés de verem imagens como as pessoas que enxergam.

6. Sonhos em preto e branco

6

Parece estranho, mas cerca de 12% das pessoas só sonham em preto e branco. Segundo os cientistas, isso é mais comum para pessoas que têm ou tiveram pouco acesso à TV em cores ao longo da vida, ou seja, pessoas com mais de 55 anos, que demoraram a ter contato com tecnologias como a televisão.

7. Sonhos ajudam na compreensão

7

É durante o sonho que sua mente fixa melhor as coisas aprendidas ao longo do dia, sabia? Isso porque os sonhos são ótimos para exercitar a memória.

8. Sonhar que está sendo traído é comum

8

Se você sonhou que está sendo traído, calma que não é nada relacionado ao que acontece quando você sonha ou enquanto você sonha. Esse tipo de sonho, conforme os especialistas, pode indicar dependência emocional, desconfiança, crise no relacionamento e até mesmo medo de perder o companheiro de relacionamento. Então, o problema está mais nos seus sentimentos e não na outra pessoas. Por isso esse é um sonho muito comum.

9. A velha sensação de estar caindo

9

Chamado de empurrão hipnótico pelos médicos, aquela sensação de estar caindo de algum lugar bem alto não acontece somente com você. Segundo os especialistas isso é comum e ocorre, normalmente, nos primeiros segundos do sono, enquanto ainda estamos meio despertos.

10. É possível ter até 7 sonhos por noite

10

Estudos sobre o sono mostram que é possível ter até 7 sonhos por noite, sendo que cada um não costuma demorar mais que alguns curtos minutos, mesmo os mais longos (que a gente acha que durou a noite inteira, sabe?). No entanto, a maioria das pessoas têm entre 3 e 5 sonhos por noite.

11. Sonhos “prazerosos”

11

Sim, é possível chegar ficar excitado e até mesmo ao “clímax” durante o sonho. E olha que isso é possível para homens e para mulheres! Claro que no caso deles, a situação é um pouco mais constrangedora, já que o corpo responde ao estímulo mental e as “consequências” disso são “rígidas”, se é que vocês entendem…

Viu só o que acontece quando você sonha?

Fonte: Segredos do Mundo

Redação Metropolitana

Redação Metropolitana

Redação em METROPOLITANA FM
Somos a Metropolitana com muito Yes pra você! 98.5 FM
Redação Metropolitana

Deixe seu comentário

NOVIDADES