Coisas que você não sabia sobre a Turma da Mônica

Hoje (15) é o Dia do Desenhista, e nós não poderíamos deixar de falar da turma mais divertida dos gibis: A Turma da Mônica. Criados por Mauricio de Sousa, Mônica e seus amigos marcaram a infância de muita gente por aí, e aqui vão algumas curiosidades sobre os quadrinhos e seus personagens. 

Antes de emplacar suas tirinhas, Mauricio era repórter policial. Ele diz que não conseguia ver sangue, então pedia para o fotógrafo que trabalhava com ele se aproximar das cenas de crime e descrever a situação. 

A data tida como oficial para o nascimento da Turma é 18 de julho de 1959. Nesse dia, estrearam na Folha da Tarde as tirinhas do Bidu e do Franjinha. 

gibi

O primeiro personagem criado por Mauricio não foi a Mônica, mas sim o Capitão Picolé. O desenhista criou o Capitão quando ainda estava na escola. Infelizmente, ele nunca teve uma tirinha ou gibi próprios.

picolé 

Mônica, na verdade, foi a primeira a ganhar uma revistinha própria, em 1970. Sortuda. Três anos depois foi a vez do Cebolinha. 

Cascão e Chico Bento foram parar nas páginas dos gibis em 1982. Magali foi a última, e só ganhou uma revistinha própria em 1989. 

Mônica e Magali foram inspiradas nas filhas de Mauricio de Sousa, e Cascão e Cebolinha em amigos de infância do desenhista. 

Pelezinho, criado em 1976, não foi o único personagem inspirado em um jogador de futebol: em 2006, Mauricio lançou uma revista do Ronaldinho Gaúcho e em 2013, do Neymar.

pele 

Em 1968, o elefante Jotalhão virou garoto-propaganda de um extrato de tomate. A carinha dele estava estampada em todas as embalagens. 

A Turma da Mônica também é publicada nos Estados Unidos, e se chama Monica’s Gang. Lá, o Chico Bento se chama Chuck Billy,  Rosinha virou Rosie Lee,  Zé da Roça, Cousin Benny, Penadinho se chama Bug a Boo, o Cebolinha virou Jimmy Five, Cascão se chama Smudge e Magali, Maggy.

 ingles

Nas primeiras historinhas, o Bidu era cinza, e o desenho do personagem foi inspirado na raça Schnauzer. Inclusive, a inspiração vem de um cachorrinho que Mauricio tinha quando criança.

 O nome do Sansão, o coelho azul da Mônica, foi decidido em um concurso, vencido em 1983 por Roberta Carpi, de São Paulo. E nas primeiras histórias, ele era amarelo.

sanção

Em 2008 foi lançada uma revista com as aventuras da turma adolescente: Turma da Mônica Jovem. Chico Bento também ganhou uma versão “teen” com “Chico Bento Moço”, em 2013. 

monica jovem

Os pais do Cascão se chamam Antenor Araújo e Lurdinha Araújo, e os da Mônica Luisa Moreira Fernandes e Luís Rodolfo Castro de Sousa. 

Para quem não sabia, Magali é canhota.

magali

O nome completo do Cebolinha é Cebolácio Júnior Menezes da Silva. E ele foi criado antes da Mônica: ele nasceu em 1960, e a golducha em 1963. 

Desde 2007, a Mônica é embaixadora da Unicef. 

Horácio, o tiranossauro-rex vegetariano, é o único personagem desenhado pessoalmente por Maurício de Sousa. Beijo, amigos!

horácio

 Desde 1970, a Turma já vendeu mais de 1 bilhão de gibis.

 

Redação Metropolitana

Redação Metropolitana

Redação em METROPOLITANA FM
Somos a Metropolitana com muito Yes pra você! 98.5 FM
Redação Metropolitana

Deixe seu comentário

NOVIDADES