Descubra a utilidade de 12 furinhos polêmicos

O ser humano é extremamente curioso e quando se depara com algo que não é capaz de explicar ou de encontrar uma função lógica, é capaz de perder o sono. Um bom exemplo disso são os milhares de furinhos polêmicos que existem por aí que, pelo menos uma vez na vida, já intrigaram a maioria das pessoas pelo mundo.

Os furinhos polêmicos das canetas Bic são um belo caso para ilustrar esse assunto. Por vários anos, desde a época do finado Orkut, a curiosidade sobre qual a função daquele furinho na lateral das canetas circula pela internet e, mesmo depois de décadas, ainda deixa as pessoas intrigadas por ai.

Outro dos furinhos polêmicos que deixam as pessoas pensativas é o que fica nos cadeados ou os que estão no topo das tampas das canetas esferográficas. Não menos curiosos também são os furinhos polêmicos dos leitores de CDs e DVDs, aqueles que fazem parte da terceira entrada das tomadas e, claro, o próprio umbigo humano. Não é mesmo?

Hoje, no entanto, mais de uma dezena desses furinhos polêmicos terão suas utilidades desvendadas e, então, milhares de pessoas pelo mundo poderão voltar a dormir em paz, com sua curiosidade sanada. Mas, para isso, é preciso acompanhar a lista que preparamos a seguir.

Descubra, de vez, as utilidades de 12 furinhos polêmicos:

 

1. Os furinhos polêmicos das canetas Bic

01

a função dele é totalmente física, já que serve para aliviar a pressão interna da caneta e fazer com que se iguale à pressão atmosférica. Isso evita que a tinta escape do tupo e faça aquela bagunça!

2. Os furinhos polêmicos nas tampas das canetas

02

Ainda com relação às canetas Bic, outro furinho polêmico é o que fica no topo da tampa. Ele serve como uma proteção para aquelas pessoas que têm mania de mascar o topo das tampinhas, sabe? Isso porque, caso o infeliz engula a tampa, o furo permitirá a passagem de ar pela traqueia até que a pessoa seja atendida por uma equipe profissional.

3. Os furinhos polêmicos dos cadeados

04

Apesar de ser um furinho pequeno, ele tem duas funções: permitir a lubrificação do cadeado e facilitar o escoamento de água e poeira que acumula no mecanismo da trava e que, com o passar do tempo, poderia impedir sua abertura.

4. Os furinhos polêmicos dos roteadores

05

O furinho polêmico e, normalmente, proibido dos roteadores servem, na verdade, para quando é preciso voltar o sistema para o modo de fábrica. Ou seja, o furinho do “reset” pode ser pressionado, por alguns segundos, com um palito quando é preciso apagar todas as configurações existentes. Mas, cuidado, só faça isso se souber reconfigurar o roteador! Normalmente esse é um recurso para quando a internet trava por algum tipo de conflito de endereço de IP.

5. Os furinhos polêmicos dos leitores de CDs/DVDs

06

No caso dos leitores de CDs, DVDs e BluRays, o furinho misterioso do drive funciona como válvula de escape. Isso porque, caso a energia acabe, algum defeito apareça no equipamento ou, você simplesmente esteja com preguiça de ligar todo o aparelho para tirar o CD que foi deixado lá dentro. Assim, tudo que você precisa fazer, nesses casos, é espetar um clipe que metal nesse furinho que o disco será ejetado, mesmo sem o comando direto do aparelho.

6. Os furinhos polêmicos das tampas de conserva

07

Seja no pote do requeijão, da geleia, das azeitonas ou no extrato de tomate, o furinho das tampas de conservas são um mistério. Mas, o que você não sabia é que eles existe única e exclusivamente para facilitar abrir o potinho. Isso porque, se tratando de um produto que precisa ser conservado, as embalagens são fechadas com muita pressão. Daí, liberando esse pequeno furinho antes de abrir o pote, fechado hermeticamente, um pouco da pressão escapa e permite que o pote de aberto sem muitas dificuldades.

7. Os furinhos polêmicos das tomadas brasileiras

08

 

Desde 2006, como você já deve ter percebido, um terceiro buraquinho nas tomadas brasileiras tem tirado o sono de muita gente. Isso porque, com a mudança e o padrão estabelecido por lei, muitos plugins deixaram de servir nas tomadas e muitos adaptadores precisaram ser comprados. Mas, se você não entendia até agora para quê esse terceiro buraco da tomada serve, a gente explica: ele é chamado de “terra” e serve para dar mais segurança ao usuário e evitar que a sobrecarga dos aparelhos.

Isso porque existe uma ligação, no interior das tomadas, que transfere eventuais excessos de energia ou eletricidade estática do corpo humano para uma haste enterrada no solo. Então, de forma geral, ele serve para que você tome menos choques em casa.

8. Os furinhos polêmicos dos umbigos

09

Outros furinhos aparentemente sem explicação são os umbigos, não é mesmo? Mas, na verdade, existe um porquê de termos ele. Os umbigos, na verdade, são uma espécie de cicatriz deixada pela queda espontânea do cordão umbilical, que serve de passagem para os alimentos da mãe ao bebê, durante a gravidez.

9. Os furinhos polêmicos dos tênis

10

a função deles é garantir maior estabilidade do calçado ao atleta e fazer com que o tênis, amarrado até os furinhos extras, fique mais estável e grudado ao pés, evitando torções e outros ferimentos.

10. Os furinhos polêmicos dos notebooks

11

Muitos notebooks por aí contam com um furinho a mais, além das portas USB, HDMI, entrada e saída de áudio e tomada de energia; que normalmente não comporta nenhum fio conhecido. A função desse furinhos misterioso, na verdade, é funcionar como uma trava anti-furto, onde você pode conectar um cadeado de segurança (que não vem junto com o notebook, claro). Esse cadeado especial vem com um cabo de aço para ser passado na mesa, por exemplo. Assim, se uma pessoa não tiver a senha do mecanismo de segurança, tem que levar a mesa junto com o notebook.

11. Os furinhos polêmicos das janelas dos aviões

12

O furinho das janelas dos aviões, assim como nas canetas esferográficas, serve para garantir que a pressão interna seja equilibrada. Isso porque as janelas nas aeronaves são feitas de três camadas, sendo que as duas mais internet servem par garantir a pressurização dentro do avião, evitando que os passageiros sejam sugados para fora. Além disso, os furinhos nas janelas dos aviões servem também para evitar que o vidro se engace devido à condensação do ar.

12. Os furinhos polêmicos das máquinas fotográficas

13

Praticamente todas as câmeras fotográficas e filmadoras vêm com um furinho rosqueado na parte de baixo. Já notou? Ele serve para para a fixação dos suportes desses equipamentos, como tripés, monopés e assim por diante.

E então, você acrescentaria outros furinhos polêmicos nessa lista?

Fonte: Segredos do Mundo

Redação Metropolitana

Redação Metropolitana

Redação em METROPOLITANA FM
Somos a Metropolitana com muito Yes pra você! 98.5 FM
Redação Metropolitana

Deixe seu comentário

NOVIDADES