UAU! Conheça 10 curiosidades sobre o ‘Dia de São Patrício’, comemorado hoje

Você já deve ter ouvido falar a respeito do Saint Patrick’s Day, não é mesmo? Uma festa realizada na Irlanda onde todos saem nas ruas do centro de Dublin, na Irlanda, para comemorar, vestidos de verde.

No Brasil, é mais conhecido como Dia de São Patrício. Mas, na verdade, não é apenas uma festa. É praticamente um “Carnaval irlandês” comemorado no dia 17 de março, em homenagem ao São Patrício, padroeiro da Irlanda. O bispo, nascido em 387, ficou conhecido por catequizar muitos irlandeses e costumava usar o trevo de três folhas para explicar o que era a Santíssima Trindade. Por conta disso, o símbolo é ligado à cultura do país que, além de ser muito católico, também acredita em muitas superstições até hoje.

5 1

O Saint Patrick’s Day é comemorado no dia 17 de março porque, teoricamente, foi o dia em que o padroeiro morreu. Confira algumas curiosidades sobre a comemoração:

1. Para começar, um dos motivos que fez a população acreditar no santo foi um milagre que aconteceu na Terra das Esmeraldas, quando houve a expulsão de todas as cobras do país. E, acredite: até hoje não existe cobra na Irlanda!

5 2

2. Além de ser uma comemoração católica, é também uma representação da cultura irlandesa, que se orgulha de suas bebidas, principalmente a cerveja Guinness que, ao brindar, é tradição gritar “sláinte”, palavra gaélica que significa “saúde”. Além dela, outras também representam o país como o uíque Jameson, a cidra Bulmers e o licor Baileys. E, pasme! Mais de 10 quilômetros de barris de cerveja são usados no St. Patricks Day em Dublin (fonte: thejornal.ie).

1002644_10151909398677624_1939116402_n-thumb-800x1066-60660

Além disso, uma tradição que não deve passar em branco no dia da festa, é usar um pequeno “shamrock” (trevo de três folhas) e, no fim do dia, deixá-lo cair em seu último copo de cerveja ou de whisky. A tradição é conhecida como “drowning the shamrock”, ou “afogar o trevo”. Isso porque dizem que o ato traz um ano de prosperidade.

giphy (1)

3. Mas não são apenas as bebidas que fazem sucesso na festa, algumas comidas típicas são reverenciadas também, como o feijão com molho de tomate, batatas, peixe frito e o chouriço. Deu água na boca, não?!

prato típico irlandes2

4. Por incrível que pareça, a comemoração não surgiu na Irlanda, mas nos Estados Unidos, onde os imigrantes irlandeses começaram a festejá-lo a partir de 1700, para manter suas raízes vivas. A presença dos irlandeses ficou ainda mais forte em 1800, quando a grande carestia fez com que muitos deixassem suas terras.

st-patricks-day-global2

5. Mas por que verde? Ela é a cor tradicional de São Patrício e da Irlanda pois relembra as gramas e as colunas da Ilha de Esmeralda. No dia, cidades de vários países de língua inglesa se “pintam” de verde.  

New-York-St-Patricks-Day-009

6. O feriado mesmo é no dia 17, mas na verdade são pelo menos quatro dias de festa onde rola a “Parada”, um carnaval onde qualquer um pode desfilar. Para isso é necessário apenas se cadastrar no site algumas semanas antes preenchendo um formulário e pegar a sua fantasia sem pagar nada.

b1

b2

7. Tradicionalmente, todo ano, no St. Patrick´s Day o Presidente da Irlanda dá para o Presidente dos Estados Unidos um vaso de trevos irlandeses. O que quase ninguém sabe é que os trevinhos são destruídos logo depois pelo US Secret Service. Por motivos de segurança não se pode dar comida e nem flores para o Presidente dos Estados Unidos.

c1

c2

8. Assim como o Carnaval no Brasil, toda empresa tenta tirar vantagem do festival, inclusive o McDonalds:

Captura de tela 2014-03-14 às 22.08.06-thumb-800x427-60645

9. A data também é comemorada oficialmente nos Estados Unidos, Canadá e Austrália, onde existem muitos imigrantes irlandeses. Os países também são tomados pelas decorações nas escolas, desfiles e o tom verde irlandês em alguns rios das cidades.

a1

a2

a3

10. E, é claro, o que não pode faltar em grandes eventos como esse: Música! Muita música ao vivo em todos os lugares. Não só dentro dos pubs, mas nas ruas, parques e praças você pode encontrar músicos de ótima qualidade.

dublin-irlanda-saint-patricks-day-desfile

530305_10151569175349046_49187814_n-thumb-800x800-60633

Depois dessa, bora colocar uma roupa verde e comemorar também?!

Tamires Cioffi

Tamires Cioffi

Redatora em Metropolitana FM
Jornalista e amante da música.
Tamires Cioffi

Deixe seu comentário

NOVIDADES