Ios 9 é liberado para testes

Confira as novidades do ios 9, novo sistema operacional para dispositivos móveis da apple.

Na última semana foi disponibilizada a versão beta (que antecede a versão final) do novo iOS, sistema operacional da Apple para iPhone e iPad, a todos os usuários que se propuseram a testar o software se inscrevendo no programa de testes da companhia, o Apple Beta Software Program. A versão beta pública chega um mês após a primeira versão beta liberada para desenvolvedores (que tem um papel muito importante neste período pois precisam realizar desenvolvimentos necessários para adaptar seus apps à nova plataforma).

Por ser uma versão de testes, muitos aplicativos irão travar com certa frequência e outros não funcionarão perfeitamente, mas esse processo de testes é totalmente necessário para que a versão final do sistema operacional chegue ao mercado redondo.


Esta não é primeira vez que a Apple lança um iOS com o formato beta público, isso acontece desde a versão 8.3, porém este será o primeiro com grandes mudanças na plataforma. Confira abaixo as principais novidades na nove versão do iOS:



A Siri agora é proativa


Para se aproximar no Google Now, serviço concorrente para Android, a Apple está adicionando novos recursos inteligentes ao seu assistente pessoal. Com o novo recurso “Proatividade” A Siri irá otimizar o uso de seu dispositivo dependendo do que você está fazendo, por exemplo: ela pode automaticamente iniciar um audiobook quando você está dirigindo seu carro, pois sabe que você gosta de ouvir audiobooks enquanto dirige; ou ainda irá notificá-lo sobre seu próximo compromisso de acordo com o tempo e distância até ele. “Adicionamos inteligência por toda a experiência do usuário, sem comprometer sua privacidade”, disse Craig Federighi, VP em Engenharia de Software da Apple.



Melhorias no Spotlight


O spotlight também sofreu um upgrade na nova versão do sistema operacional móvel da Apple. Agora aplicativos de terceiros podem utilizar as vantagens do recurso de buscas da Apple. Por exemplo, você poderá buscar um restaurante em um aplicativo de reservas de mesa, diretamente da home do celular, e ir direto para o resultado dentro do aplicativo, graças ao recurso de “deep linking” (que pode ser traduzido como linkagem profunda). A Apple confirma, também para esse recurso, total privacidade, sem fornecer informações sobre suas buscas a nenhuma empresa e sem nem mesmo utilizá-las para qualquer fim.



App de Notícias


Um novo jeito de receber notícias em um aplicativo nativo do iOS. “Os artigos vêm de todos os lugares, mas os melhores são criados no formato Apple News”, diz a VP de Mercados Profissionais Markets Susan Prescott. A Apple promete que esse novo app trará uma grande experiência ao usuário, mas por enquanto não tem data para chegar em nosso país, o serviço está disponível somente nos EUA, Reino Unido e Austrália. :(



Trackpad para o iPad


A Apple está cada vez mais diferenciando as experiências entre iPhones e iPads. O novo recurso transforma o teclado do seu iPad em um trackpad ao utilizá-lo com dois dedos simultaneamente, e a partir dele você pode mover o cursor pela tela, como se utilizasse um mouse. Acima do teclado também serão adicionados atalhos para cortar, copiar e colar, se essas opções forem relevantes ao app que você está utilizando.



Tela dividida no iPad


Ainda para o iPad, dois novos recursos bem legais foram adicionados ao iPad, o SplitView e o SlideOver. Com eles você pode rodar dois aplicativos ao mesmo tempo, lado a lado. SlideOver permite você acessar um segundo aplicativo, como o Mensagens, por exemplo, simplesmente pressionando e arrastando o dedo do canto da tela para o meio. Já o SplitView mantém dois aplicativos ativos e você pode utilizar ambos ao mesmo tempo, inclusive utilizando a técnica de pressionar e arrastar itens de um aplicativo a outro, o que torna o envio de fotos por aplicativos muito mais fácil. Os aplicativos podem dividir a tela nas proporções 50/50 e 70/30. Infelizmente o recurso estará disponível somente para o iPad Air 2, e a companhia não explica o motivo de outros modelos de iPads não trazerem o novo recurso.



Trânsito no Mapas


A Apple está tentando melhorar seu aplicativo Mapas para brigar com o Google Maps. Após adquirir as companhias Embark e Hopstop, as informações de trânsito serão fornecidas somente para poucas cidades selecionadas a princípio, mas a idéia é que muito em breve o serviço se estenda para muitas outras.



Melhorias no Notas


Pequenas melhorias também foram feitas no aplicativo Notas, que agora permite criar Checklists, que são interessantes para aquela lista de compras do supermercado (que eu particularmente já fazia no Notas, mas era obrigado a sempre apagar os itens comprados, e redigirá-los na próxima compra. Valeu, Apple!). Permite ainda inserir fotos em suas notas e fazer desenhos com o dedo. O Notas deixa de ser um app somente-texto e passa a ser um editor de “rich-text”. Usuários do Evernote irão amar essa novidade.



Modo de longa duração de Bateria


Esse recurso, na minha opinião, é um dos mais importantes adicionados ao iOS 9. Eu que sou hard-user de celular, o tempo todo conectado seja para trabalho, estudo ou diversão, sofro bastante com a questão da bateria, que acaba durando menos do que um dia. Com esse novo recurso, podemos ativar a opção “Modo de Pouca Energia”, que faz o tempo da bateria se extender bastante, desativando alguns efetuais visuais, transferências automáticas e atualizações em segundo plano, e reduzindo o número de verificações de novos e-mails e de “pushes” (recurso que busca informações de tempos em tempos dentro de Apps e as mostra na tela do usuário). 



O espaço requerido para atualização será de somente 1.8GB, contra os 4.6GB da última grande atualização. A versão do iOS 9 estará disponível ao iPhone 4S e posteriores e ao iPad 2 e posteriores, e a sua versão final será disponibilizado em meados de setembro aos usuários finais.

Redação Metropolitana

Redação Metropolitana

Redação em METROPOLITANA FM
Somos a Metropolitana com muito Yes pra você! 98.5 FM
Redação Metropolitana

Últimos posts por Redação Metropolitana (exibir todos)

Deixe seu comentário

NOVIDADES