Jovem responde agressor com carta e dá um “tapa na cara da sociedade”

A história de Ione Wells, uma estudante de 20 anos da Universidade de Oxford, é um daqueles exemplos clássicos de como uma tragédia pode revelar o melhor das pessoas. A jovem voltava para casa quando sofreu uma tentativa de estupro.

O agressor seguiu Ione até uma rua depois que ela saiu do metrô, puxou seu cabelo, bateu sua cabeça na calçada e rasgou seu sutiã. Vizinhos e familiares ouviram os pedidos de socorro e conseguiram evitar algo muito pior.  

Numa situação dessas, qualquer jovem ficaria traumatizada, certo? E por mais que o ocorrido tenha impactado Ione, ela usou a experiência para lançar uma campanha. O objetivo? Deixar bem claro que em casos como o que aconteceu com ela, a culpa não é da vítima.  Além disso, ela também pediu apoio das comunidades para prevenir novos ataques. E sabem como ela fez isso? Escrevendo uma carta aberta ao seu agressor.

“Minha comunidade não irá se sentir insegura andando para casa de noite. Iremos pegar o último trem para casa, andar sozinhos pela rua, porque nós não vamos nos submeter à ideia de que estamos no colocando em perigo ao fazê-lo. Nós nos manteremos juntos, como um exército, quando qualquer membro da nossa comunidade for ameaçado. Essa é uma batalha que você não irá ganhar. Você subestimou a minha comunidade. Ou eu devo dizer a sua? Eu poderia dizer algo como ‘imagine se fosse com uma pessoa da sua comunidade’ mas deixe-me dizer isso: não há fronteiras para a comunidade, apenas exceções. E você é uma delas.”

A jovem dedicou a mensagem a “todas as vítimas de ataques sexuais e aos membros de suas comunidades”, e acabou ajudando diversas pessoas a compartilharem suas histórias também. Ione agradeceu usando sua conta no twitter:

tweet

“Uau, que comunidade fantástica. Vocês provaram que os meus argumentos sobre comunidade com o seu apoio. Obrigada. Vamos fazer isso! #nãosouculpada“.

O homem que atacou Ione tem apenas 17 anos e foi detido pela polícia. Ele será julgado no dia 6 de maio.

Redação Metropolitana

Redação Metropolitana

Redação em METROPOLITANA FM
Somos a Metropolitana com muito Yes pra você! 98.5 FM
Redação Metropolitana

Deixe seu comentário

NOVIDADES