Como evitar problemas com a bagagem

Os aeroportos e rodoviárias sempre contam com altos números de passageiros com diversos destinos, então para evitar problemas com a bagagem, nós selecionamos algumas dicas para você:

 

Identificação
Fixe, por dentro e por fora das malas, etiquetas com o nome, e-mail, telefone e endereço. Fitinhas coloridas ajudam a localizar a bagagem

 
Em grupos 
Ao despachar as malas, o cadastro deve ser feito em nome do passageiro, efetivo proprietário das malas. Evite o cadastro em nome de uma única pessoa da família ou do grupo
 
Objetos de valor
O ideal é carregar na bagagem de mão. Se for impossível, você pode fazer uma declaração expondo o conteúdo das malas e o valor dos objetivos. A companhia, porém, pode cobrar uma taxa por isso. Também é bom fotografar o conteúdo e, se fizer compras, mantenha as notas fiscais.
 
Restrição a objetos
No caso de viagens aéreas, confira que objetos são permitidos como bagagem de mão e bagagem despachada, tanto em voos domésticos, quanto nos internacionais.
 

No desembarque
Verifique a mala ainda dentro da área de desembarque. Se vir algum problema, como avarias ou cadeado ou lacre rompido, faça o registro da ocorrência com a empresa aérea imediatamente. Vale a pena fotografar a bagagem.

Mala entregue em casa
Malas extraviadas muitas vezes são entregues na casa do passageiro. Neste caso, verifique a bagagem imediatamente, se possível na presença do funcionário que a levou. Se notar falta de algum objeto, registre o caso e exija que o funcionário assine um documento informando que a mala foi aberta e quais itens estão faltando.

 

Recorra à Anac
Se a aérea não resolver o problema, o jeito é recorrer à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que tem escritório nos maiores aeroportos do país. A queixa também pode feita pelo 0800 725 4445 ou registrada em www.anac.gov.br/falecomaanac. Nos principais aeroportos, há escritório da agência.

 

Por Raiane Saraiva

Redação Metropolitana

Redação Metropolitana

Redação em METROPOLITANA FM
Somos a Metropolitana com muito Yes pra você! 98.5 FM
Redação Metropolitana

Deixe seu comentário

NOVIDADES