É possível viver com 110 litros de água por dia?

Olha, segundo a ONU é possível sim. Afinal, 110 litros de água por dia é suficiente para atender as necessidades básicas de uma pessoa, o que inclui tomar banho, escovar os dentes, e beber água, por exemplo.

É importante a gente lembrar que, por conta dessa grande crise de falta de água, economizar não é só importante, mas necessário. Com a ajuda de uma ferramenta disponível no site da Sabesp você pode fazer os cálculos e concluir que dá sim para viver com essa quantidade água por dia, mas para isso, os velhos hábitos de desperdício devem mudar.

E se vê ainda não está acreditando, a gente preparou uma lista com a quantidade de água usada nas necessidades básicas. Veja só: 

Banho: 12 litros

Banho de dois minutos pode parecer pouco se você tem o hábito de se ensaboar com a torneira aberta. O ideal é ligar o chuveiro para se molhar, desligar enquanto usa o sabão e o xampu, e só abri-lo de novo na hora do enxague.

 

Beber água – 2 litros

Os médicos recomendam que dois litros de água sejam consumidos ao dia, já que o corpo perde aproximadamente essa quantidade por meio da respiração, urina e suor.

 

Descarga – 12 litros

Dar duas descargas por dia em um sanitário com caixa acoplada consome, mais ou menos  12 litros de água. Se você precisar acionar a válvula mais do que isso, uma boa dica é reservar água em um balde na hora do banho e usá-la no vaso sanitário.

 

Escovar os dentes: 2,7 litros

A dica aqui é a mesma que para o chuveiro. Abra a torneira apenas na hora do enxague, e se quiser economizar ainda mais, use um copo com água.

 

Lavar louça – 55,2 litros

Pense bem na antes de ensaboar os pratos, copos e panelas com a torneira aberta. A sugestão é: primeiro tirar o excesso de comida dos pratos e panelas, ensaboá-los e só então abrir a torneira.

 

Lavar roupa na máquina: 19 litros

Uma máquina de lavar com cinco quilos de roupa gasta em média 135 litros de água. O certo, nesse caso, é deixar acumular bastante roupa e utilizar a máquina uma vez por semana, assim o gasto diário será apenas de 19 litros.

 

Limpar o quintal – 0 litro

Lembra daqueles mais de 130 litros de água que a sua máquina de lavar usou? Experimente  guardá-la para limpar o quintal de casa, ou você pode ainda usa a boa e velha vassoura.

 

 Total – 102,9 litros.

 

Os litros que sobraram, você não pode esquecer de usar com consciência, afinal, a crise não tem previsão de acabar.

Por Jessica Di Risio

 

Redação Metropolitana

Redação Metropolitana

Redação em METROPOLITANA FM
Somos a Metropolitana com muito Yes pra você! 98.5 FM
Redação Metropolitana

Deixe seu comentário

NOVIDADES