No topo: USP lidera o ranking das 10 melhores Universidades da América Latina

A USP, Universidade de São Paulo alcançou o topo do ranking de Universidades da América Latina, e é hoje a melhor instituição de ensino latino-americana. A Pontifica Universidad Católica de Chile (UC), que assumia o primeiro lugar nos anos anteriores, caiu para a terceira colocação.

Em segundo lugar, aparece a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Das dez universidades do ranking, cinco são brasileiras, mas apesar dos bons resultados, o Brasil teve um desempenho bem fraco no indicador de impacto de pesquisa.  

Para o reitor da USP, a instituição de ensino é uma grande universidade de massa, com mais de 90 mil alunos, enquanto a maioria de universidades que lideram os rankings são muito menores.

De acordo com o ranking, 20 países estão representados entre as 300 melhores instituições de ensino da América Latina. O Brasil lidera com 79, e na sequência temos o México com 47, a Colômbia com 41 a Argentina com 36, o Chile com 30 e o Peru com 16.

O diretor do departamento de pesquisa, Ben Sowter, aponta que “O alto número de estudantes por faculdade é um problema em grande parte das principais instituições de pesquisa da região”.

O ranking considera sete indicadores: Reputação acadêmica, reputação no mercado de trabalho, relação aluno por faculdade, publicações por faculdade, citação a publicações, professores com doutorado (PhD) e impacto na internet.

Confira a lista das 10 melhores universidades

1. Universidade de São Paulo (USP)

2. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

3. Pontificia Universidad Católica de Chile

4. Universidad de Chile

5. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

6. Universidad Nacional Autónoma de México (Unam)

7. Universidad de Los Andes Colombia

8. Universidade Estadual Paulista “Júlio De Mesquita Filho”  (Unesp)

9. Tecnológico de Monterrey

10. Universidade de Brasília (UNB)

Redação Metropolitana

Redação Metropolitana

Redação em METROPOLITANA FM
Somos a Metropolitana com muito Yes pra você! 98.5 FM
Redação Metropolitana

Deixe seu comentário

NOVIDADES