Taxa de desemprego de junho é a maior em 5 anos

Dados divulgados pelo IBGE apontam que a taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do Brasil subiu para 6,9% em junho, sendo a maior taxa para o mês desde 2010. O que aconteceu, foi uma intensificação nas demissões em diversos setores.

“A dispensa que ocorreu agora em junho é mais acentuada. Antes, você tinha um processo de dispensas que estava mais na indústria e na construção. Agora, começa a haver processos de demissões em setores que não estavam dispensando tanto, como o comércio”, explicou Adriana Beringuy, técnica da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE.

Em junho, o comércio demitiu 95 mil pessoas em relação ao mesmo mês do ano passado, enquanto os outros serviços dispensaram 114 mil trabalhadores. Foram os maiores cortes em termos absolutos no período.

A pesquisa também aponta que o número de empregados com carteira assinada no setor privado diminuiu 2% em junho em relação a 2014, o que significa que foram fechados 240 mil postos de trabalho formais nesse período. Porém, isso não significa que o número de empregados sem carteira no setor privado tenha aumentado. Pelo contrário, esse número representou um corte de 16 mil vagas.

Redação Metropolitana

Redação Metropolitana

Redação em METROPOLITANA FM
Somos a Metropolitana com muito Yes pra você! 98.5 FM
Redação Metropolitana

Deixe seu comentário

NOVIDADES