Google apresenta projeto que vai mudar o conceito de celular que conhecemos hoje

O aparelho começará a ser testado em breve e Google deve lançá-lo ainda em 2015.

Imagine um celular no qual você pode adicionar módulos para melhorar a câmera, aumentar a qualidade do som, ou ainda utilizar para abrir e trancar a porta de seu carro. Isso, muito antes do que você imagina, será possível com o novo aparelho da Google, batizado de Ara.

O primeiro protótipo foi apresentado pela empresa no meio de 2014 e em breve começará a ser testado em Porto Rico. Mas por que Porto Rico? O motivo é simples: devido ao alto engajamento das pessoas com Internet (77% dos usuários acessam a internet primariamente de seus aparelhos celulares) e, além disso, os aparelhos utilizados no país variam muito, dos mais simples aos mais avançados.

O projeto já teve seu segundo protótipo recentemente divulgado, chamado de Spiral 2 e o vídeo divulgado ontem pela empresa já pode ser visto aqui:

No Ara Marketplace, espécie de loja online específica para o aparelho, será possível estimar o seu custo de acordo com os módulos que virão pré-instalados, mas obviamente será possível instalar novos módulos posteriormente.
Inclusive o Google oferecerá kits pré-montados para diferentes tipos de usuários, como o Hiking Kit, o Travel Kit e o Photography Kit (para aventureiros, viajantes e fotógrafos respectivamente). Porém, ainda não foram divulgados quais módulos estarão disponíveis na fase piloto.

Na briga entre o iOS e o Android, essa novidade será um ponto fortíssimo para o sistema operacional do Google. 

As operadoras escolhidas para o piloto em Porto Rico serão a Open Mobile e a Claro. Desenvolvedores interessados em criar hardware e software para o aparelho, já podem baixar o kit de desenvolvimento (Module Developer Kit versão 0.2) neste link e maiores informações podem ser vistas no site do projeto.

Será o fim da briga pela liderança do mercado de aparelhos celulares entre as rivais Apple e Samsung, saindo ambas como perdedoras? Há quem aposte que sim.

Por Marcelo Srougi

 

Redação Metropolitana

Redação Metropolitana

Redação em METROPOLITANA FM
Somos a Metropolitana com muito Yes pra você! 98.5 FM
Redação Metropolitana

Deixe seu comentário

NOVIDADES