Twitter já traduz conteúdo de outras línguas para o português

O novo recurso do Twitter é bastante interessante para os brasileiros, já que muitos não dominam outras línguas.

 É oficial! O Twitter acaba de adicionar o recurso de tradução automática para seu site, aplicativos iOS e Android e para o TweetDeck, através de uma parceria com o serviço de traduções do Bing Translator. Uma vez ativado o recurso nas configurações de sua conta (muitos usuários brasileiros já tiveram o recurso automaticamente ativados), um pequeno globo terrestre aparecerá em cada tweet que estiver em uma língua diferente da sua nativa. A tradução aparece logo abaixo do tweet original, assim que o globo é clicado, e está disponível em várias línguas como inglês, italiano, alemão, espanhol, português, japonês, chinês, coreano, e muitas outras.

 O recurso demorou a ser implementado, já que 77% dos usuários do Twitter estão fora dos EUA e o Facebook já adicionou esse recurso desde 2011. Além disso, um utilitário de tradução pode ajudar não só os usuários mas também as empresas com suas campanhas de marketing, poupando-as de criar uma conta em cada língua e campanhas separadas em cada uma delas.

 O Twitter já tinha feito alguns experimentos no decorrer do último ano com o utilitário de tradução, inclusive adicionando-o temporariamente ao TweetDeck e aos aplicativos mobile do Twitter por um curto período de testes. 

O Twitter reconhece que a tradução nem sempre é perfeita, por isso ainda mantém o texto original acima da tradução. Sábia atitude, já que ironicamente em um teste realizado por mim com traduções aleatórias de textos do Twitter, com o intuito de testar a ferramenta, a palavra “Woohooo”, por exemplo, foi traduzida como um palavrão:

Tweet

(Esses são os riscos de se criar uma ferramenta de tradução colaborativa. Algum usuário “engraçadinho” fez uma brincadeira que acabou entrando como tradução oficial da palavra “woohooo” no dicionário do Bing).

Essa não é a única novidade do Twitter, que nesta mesma semana adicionou um serviço de resumo de tweets para os usuários que não ficam o dia todo conectados ao aplicativo. Além disso a empresa acaba de adquirir a indiana ZipDial, companhia que oferece um serviço onde os consumidores discam um número, desligam e recebem uma ligação de volta ou um SMS com informações sobre determinado negócio. Esse serviço foi criado para atender o mercado indiano, onde os planos de dados ainda são muito caros e pode ajudar o Twitter a crescer no mercado local.

Como ativar o serviço (caso ele não tenha sido ativado automaticamente):

1.Entre em sua conta em um computador desktop ou laptop.
2. Vá até as configurações da sua conta e localize a seção Tradução de Tweets.
3. Altere sua configuração de tradução de Tweets marcando a caixa ao lado de Mostrar traduções de Tweets.

Por Marcelo Srougi

Redação Metropolitana

Redação Metropolitana

Redação em METROPOLITANA FM
Somos a Metropolitana com muito Yes pra você! 98.5 FM
Redação Metropolitana

Deixe seu comentário

NOVIDADES