Transformar água do mar em água potável, pode? Pode e pode muito!

Uma parceria entre membros da empresa indiana Jain Irrigation Systems e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT, mostrou que é possível sim transformar a água salgada do mar em potável. Eles foram responsáveis por inventar um sistema simples e barato para comunidades rurais de países em desenvolvimento.

A invenção foi a grande vencedora de um desafio da USAID, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, que é um órgão do governo americano responsável por lidar com populações que passam por necessidades. Como prêmio, eles receberam 125 mil dólares.

O sistema funciona da seguinte maneira: como um circuito elétrico. O sal é dissolvido na água e atraído por umas membranas elétricas, como se fossem imãs. De acordo com Natasha Wright, uma das criadoras do sistema, apenas 5% da água é desperdiçada durante o processo. E o mais legal é que ele é todo realizado com energia solar, que gera ainda mais economia. 

Apesar do projeto estar focado nos países em desenvolvimento, a invenção pode muito bem ser usada para as grandes áreas metropolitanas, como a cidade de são Paulo, por exemplo. Essa poderia ser uma boa solução para a crise hídrica que afeta a capital desde o ano passado.

Redação Metropolitana

Redação Metropolitana

Redação em METROPOLITANA FM
Somos a Metropolitana com muito Yes pra você! 98.5 FM
Redação Metropolitana

Deixe seu comentário

NOVIDADES